Pesquisar este blog

Presidiários ganham direito de ir ao cinema

Posted by Chrystiano Angelo On sexta-feira, 26 de agosto de 2011 0 comentários

Presidiários ganham direito de ir ao cinema

Aconteceu no Estado do Mato Grosso.
Muitos freqüentadores do Rondon Plaza Shopping ficaram surpresos com a presença de 30 reeducandos da Penitenciária da Mata Grande indo ao cinema assistir o filme “Os pingüins do papai”, às 10 horas. A sessão extraordinária foi aberta especialmente aos detentos. O passeio que beneficiou os reeducandos com bom comportamento - independente da pena aplicada - é parte da 5ª Semana de Ressocialização iniciada na segunda-feira (22) e deve continuar até sábado (27).
A iniciativa da ressocialização não agradou muito. A vendedora Mônica Reis, 36, disse que crianças carentes, donas de casa humildes, pais de famílias sem recursos para oferecer lazer à familia mereciam mais chances de ir ao cinema de graça do que presos. “Eles praticaram crimes e só porque ficam bonzinhos merecem passeio de graça? Muitos causaram danos às famílias de bem, roubaram, mataram, fizeram tráfico de drogas. Acho isso uma inversão de valores”.
Para o autônomo Valdelino Alves, 38, essa é uma forma de dizer à sociedade que o crime compensa. “É um absurdo deixá-los sair da cadeia para passear. Deveriam apodrecer na prisão”.
Comentários como esses mostram que a população ainda tem resistência em relação à ressocialização de condenados pela Justiça. “As sociedade precisa de palestras. Um dia os presos vão sair da penitenciária. É preciso mudar essa mentalidade. É melhor que voltem após terem feito cursos, ter acesso à educação. Não dá para recuperar todos, mas uma boa parcela deles”, asseverou o diretor da Penitenciária da Mata Grande, Gerson Pereira de Oliveira.
O gerente do cinema do Rondon Plaza Shopping, Ricardo Carmim, comentou que a distribuição dos ingressos gratuitos é forma do shopping contribuir com a ressocialização. “Daqui um dia, eles poderão retornar para assistir o filme com a família”.
Surrupiado daqui.

Fonte: http://www.diariodeumjuiz.com/?p=2533

0 comentários:

Postar um comentário