Pesquisar este blog

Estou farto do jurista copilador

Posted by Chrystiano Angelo On quarta-feira, 28 de dezembro de 2011 0 comentários

Estou farto do jurista copilador




Estou farto de uma justiça pré-estabelecida,

Da sentença bem “comportada”,


Da decisão copilada do compêndio de jurisprudências com variações


mil e palavras medidas para referendar o Sr. Desembargador.


Estou farto de entraves processuais que impedem uma decisão de


mérito e que poderia dizer as partes qual o direito.


Abaixo os juristas!


Todos os latinórios, sobretudo os aforismos impessoais.


Todas as expressões, sobretudo a práxis do não.


Todos os ritos, sobretudo os variáveis.


Estou farto do jurista copilador,


carreirista,


não crítico,


sincrético.


De toda justiça que bajula, adula, e não requer o que seja de interesse


da justiça.


De resto não é justiça.


Será solução matemática para pilhas de processos, cujas partes


ainda sonham com o ideal de justiça, sem modelos de decisões e as


mesmas para não contrariar os juízos superiores.


Quero antes a justiça dos ingênuos e indigentes.


A justiça dos convalescentes.


A dura (in)justiça regente aos convalescentes,


a justiça dos justos como de Dom Hélder Câmara


- Não quero saber de justiça que não seja libertação.




(Justiça ética, Denival Francisco da Silva, Juiz em Goiânia, autor do livro “Poemas iniciais em forma e contestação”).

Fonte: http://blog-amantesdodireito.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário