Pesquisar este blog

Promotores do Distrito Federal foram acusados de envolvimento nos fatos da Operação Caixa de Pandora

Posted by Chrystiano Angelo On quarta-feira, 18 de maio de 2011 0 comentários
Promotores do Distrito Federal foram acusados de envolvimento nos fatos da Operação Caixa de Pandora

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aplicou nesta terça-feira (17/5) a pena de demissão aos promotores de Justiça do Distrito Federal Deborah Guerner e Leonardo Bandarra, acusados de envolvimento nos fatos apurados na Operação Caixa de Pandora.

Por nove votos a um, o plenário puniu Guerner e Bandarra por exigência de vantagem indevida a José Roberto Arruda, ex-governador do DF, e pelo vazamento de informações sigilosas da Operação Megabyte a Durval Barbosa, operador do esquema conhecido como “mensalão do DEM”.

Segundo informa a assessoria de imprensa do CNMP, os dois promotores também serão suspensos por 60 dias, por terem usado meios ilícitos para retirar de blog matéria desfavorável a ambos. Por ter conduzido tratativas indevidas com o GDF, Leonardo Bandarra receberá pena de suspensão por mais 90 dias, totalizando 150 dias. A decisão do Plenário seguiu parecer do relator do caso, conselheiro Luiz Moreira.

Além dos votos antecipados de Almino Afonso e Bruno Dantas, votaram com o relator o conselheiros Cláudio Barros, Maria Ester, Sandra Lia, Taís Ferraz, Adilson Gurgel e Mario Bonsaglia. O corregedor nacional, conselheiro Sandro Neis, não vota em processo disciplinar, segundo o Regimento do CNMP. Já o presidente só vota em caso de empate. A conselheira Claudia Chagas se declarou impedida e conselheiro Sérgio Feltrin está em licença saúde.

Para o presidente do CNMP, Roberto Gurgel, a decisão de hoje “reafirma a importância do CNMP como órgão de controle externo do Ministério Público”.

O procurador-geral da República deverá propor ação civil na Justiça Federal de primeira instância para perda de cargo de Guerner e Bandarra. As penas de suspensão começam a valer a partir da publicação da decisão de hoje no Diário da Justiça.
Fonte: Blog do Fred

0 comentários:

Postar um comentário